Diferenças no ambiente de trabalho

Desde que comecei a trabalhar aqui tenho notado uma diferença muito grande na forma como as pessoas se relacionam no dia a dia do escritório. No começo, achei que eu tinha dado sorte, mas após trabalhar e voluntariar em alguns museus em Londres, eu cheguei a conclusão que existem uma ou duas coisas muito simples, mas que fariam uma grande diferença no Brasil.

Aqui, existe uma prática muito comum de perguntar quem gostaria de chá ou café e se oferecer para fazer e levar na mesa de todos.  Pode ser o estagiário ou uma pessoa no cargo senior: eles oferecem pra fazer e até mesmo comprar o seu café. Pode não parecer nada demais, mas eu acredito que uma prática tão simples como a de se oferecer para fazer o chá para as pessoas que trabalham com você faça uma grande diferença. Outro dia, vi o diretor oferecendo bebida e servindo aos funcionários. Isso sempre me faz lembrar da minha época trabalhando com produção no Brasil e de presenciar situações onde claramente a pessoa numa posição maior se sente no direito de não colaborar com a equipe de um modo em geral.

Eu me sinto muito à vontade nas empresas onde trabalhei aqui porque me sinto respeitada pelo o que eu faço independente de ter um cargo senior ou não, independente de onde eu vim, do que eu faço nas horas vagas. Cada um cuida da sua vida e todo mundo faz o seu trabalho. No Brasil, sentia que as pessoas só te respeitavam se você estivesse engravatado ou fosse alguém com sobrenome ou cep da Zona Sul. Amo muito o meu país, mas em termos de ambiente de trabalho, acho que temos muito o que aprender, não dói nada colaborar e trabalhar em equipe, muito pelo contrário, ajuda a construir um espaço de trabalho onde todos se sentem valorizados. Fica a dica.

 

 

Leave a comment