Quero fazer um mestrado em Londres! E agora?

Para o primeiro post, achei que eu deveria começar escrevendo sobre como foi a saga para conseguir fazer o meu mestrado aqui em Londres porque sei que tenho muitos amigos interessados no assunto. Antes de começar a listar o passo a passo, queria dizer que não é pra ninguém desanimar depois de ler isso aqui! Se você tem esse sonho então você tem tudo o que é necessário. Tudo vai depender da sua força de vontade para fazer as coisas acontecerem. Quem me conhece sabe que eu passei ANOS juntando o dinheiro, negando festas, viagens e criando até climão com família e amigos que não entendiam o motivo de eu ser tão “mesquinha” com dinheiro. Chega até a ser engraçado ver que agora fica todo mundo me dizendo o quanto eu sou sortuda quando eu batalhei pra caramba pra conseguir isso.

Anyway, vamos ao que interessa, o primeiro passo antes de qualquer outra coisa é:

Pesquisar universidades e cursos do seu interesse:

Não tem jeito, você vai ter que passar horas pesquisando e entrando em sites de universidade. Londres tem umas das melhores universidades do mundo então é difícil filtrar as escolhas. Mas uma dica é ver o ranking delas na sua área, pois dependendo do seu interesse, algumas podem ser melhores que as outras. A Goldsmiths, por exemplo, é famosa pelo seu MFA in Curating (sério, todos os curadores que eu conheci aqui foram para Goldsmiths). No entanto, se o seu negócio é indústria criativa, é bom considerar a UAL e finalmente, se você gosta de museus como eu, pode escolher a minha querida universidade  (University of Westminster) ou ainda a UCL. Tudo vai depender do que você está procurando.

Decidido isso, vamos à próxima fase:

Filtrar as universidades e cursos para o qual você vai aplicar:

Então você terminou a pesquisa e descobriu que tem um curso em cada universidade que  você gostaria de aplicar! Você vai precisar filtrar baseado em: localização, disciplinas de maior interesse, o quanto aquela universidade é reconhecida na sua área e principalmente…

O QUANTO VAI CUSTAR PRA VOCÊ ESTUDAR LÁ.

Essa geralmente é a parte que o pessoal joga a toalha pro alto. Se você mora no Brasil, ainda que seu tataravô tenha sido alemão e você tenha o tão desejado passaporte europeu, você vai pagar a taxa de overseas student, o que quer dizer o DOBRO do que um cidadão que mora aqui pagaria.

Mas calma, não se desespera.

A grande maioria das universidades oferecem bolsas de mestrado. As bolsas que pagam o valor total do curso são difíceis, mas é possível ganhar bons descontos. Então, não desiste! A maioria das pessoas passam pelo menos um ano planejando o mestrado. Conheço poucos casos de pessoas que simplesmente decidiram e em setembro já tavam bem lindas começando o semestre.

Aplicando para as universidades

Agora que você já respirou fundo e decidiu que pode e vai conseguir fazer seu mestrado na gringa é chegada a hora de organizar a papelada necessária para a universidade. É preciso deixar claro que, na Europa, você tem a opção de aplicar para começar em Janeiro – que obviamente já está muito em cima – ou em Setembro. Se você escolheu setembro, você deve aplicar entre dezembro e janeiro, assim você receberá a resposta no final de fevereiro e terá tempo para aplicar para a bolsa. Muita gente deixa para aplicar lá em Maio e aí perde a oportunidade de aplicar para a bolsa! Não seja essa pessoa!

Cada universidade tem a própria lista de documentos necessários, mas a grosso modo você terá que:

  • Fazer um teste de proficência de língua Inglesa como o Ielts e tirar uma média de no mínimo 7.0
  • Ter um diploma de conclusão de bacharelado
  • Ter o transcript das matérias que você cursou com suas notas (essa é a hora que você lamenta não ter ligado muito para o seu CR, isso vai ser CRUCIAL para aplicar para uma bolsa de mestrado e ser aceito na universidade)
  • Duas cartas de recomendação em Inglês – uma do seu empregador e uma de algum professor da sua faculdade.
  • Sua carta em Inglês sobre os motivos que levaram você a escolher esse curso e por que eles deveriam te aceitar.

Vale lembrar que qualquer documento que esteja em Português (por exemplo, o diploma e o histórico de disciplinas) precisam ser traduzidos por um tradutor juramentado. Aqui no Rio, eu usei a Lítero.

Com tudo isso em mãos, você já pode aplicar para a universidade no próprio site e ir anexando os documentos. Após a aplicação, você deve esperar pela resposta da universidade que virá por email. Se eu me lembro bem, levou cerca de um mês mais ou menos pra receber a resposta de cada uma que eu apliquei. No meu caso, eu recebi Unconditional offer das três universidades para qual apliquei, o que significa que fui aceita e cumpri todos os requisitos necessários. Mas você também podem receber uma Conditional offer se, por exemplo, você não fez o IELTS ainda ou tirou uma nota menor que 7.0 e precisa repetir o teste para ser oficialmente aceito ou ficou devendo algum documento, etc.

Claro, também existe a opção onde a universidade não te aceita, mas como eu sei que os meus amigos são todos brilhantes, vamos esquecer essa fase.

Recebi a Unconditional Offer e agora?

Depois de celebrar e ligar pro pai e pra mãe, a partir do momento em que você recebe a oferta, você precisa aceitar ou recusar a mesma. Se você estiver em dúvida, dá pra aceitar todas as ofertas e recusar mais tarde. Até porque enquanto você não fez o pagamento, nada está garantido.

Aceitou? Agora você já pode correr lá no site de cada universidade e ir na parte de Scholarships pra ver quais são as bolsas para a qual você pode aplicar e o regulamento. Sim, você só pode aplicar pra uma bolsa oferecida pela faculdade depois de ser aceita pela mesma. É por isso que você precisa fazer as coisas com antecedência. De um modo geral, você vai preencher um formulário sobre o seu histórico educacional e profissional e por que você precisa do dinheiro, além de enviar novas cartas de recomendação. Detalhe: você vai precisar enviar esses documentos pelo CORREIO. Não sei se todas são assim, mas foi assim comigo então é mais um motivo para se planejar antecipadamente.

Quando eu apliquei para uma bolsa na University of Westminster, eu competi com cerca de 3.000 estudantes do mundo inteiro e apenas 50 foram selecionados. Eu lembro até hoje da emoção que senti quando recebi o email. Nem conseguia acreditar. No meu caso, a University of Westminster me escolheu para receber uma bolsa no valor de 5.000 libras e como o meu curso custou 12.500 libras foi um baita desconto! O que eu tô querendo dizer com isso é: não percam suas esperanças. Acreditem e tudo vai dar certo!

Agora que você já foi aceito e aplicou para a bolsa resta esperar. O resultado demora (se não me engano, eu apliquei em Abril e o resultado saiu no final de Junho!). Depois disso, é chegada a hora de pagar a universidade, caso você tenha recebido uma bolsa parcial como no meu caso, e aplicar para o visto de estudante no Reino Unido, o famoso TIER 4 que me custou os olhos da cara. Caso você tenha cidadania européia, não é necessário aplicar obviamente.

No próximo post, eu vou falar um pouco sobre o IELTS – exame de proficiência em língua Inglesa e também posso fazer um sobre o meu curso e minha linda universidade. Deixem sugestões para a blogueira novata aqui! 🙂

Leave a comment