Sobre a importância do trabalho voluntário

Acredito que alguns de vocês estejam se perguntando sobre o mercado de trabalho no Reino Unido, se é mais fácil ou díficil que no Brasil e o que eu tenho a dizer pra vocês não é exatamente a melhor notícia do mundo.

Primeiramente, vamos às más notícias. Sim, é MUITO mais difícil arranjar emprego aqui do que no Brasil. Pelo menos, essa é a minha experiência como imigrante e trabalhando na área da cultura. Por isso, se você está pensando em vir pra cá e arranjar um emprego para ser manter é melhor esperar e vir com algumas economias porque é provável que demore.

Mas existe uma luz no fim do túnel. Aqui existem muitas vagas na área! Que eu me lembre, quando eu estava procurando emprego no Brasil, eu passava horas só tentando achar alguma vaga em uma instituição cultural para aplicar. A maioria dos sites não tinham nenhum comunicado sobre vagas e quando tinham era por um salário geralmente muito baixo para o volume de trabalho solicitado e experiência necessária.

Em comparação, em Londres existem muitas vagas, mas em compensação você vai competir com os melhores. Como diria meu pai: aqui todo mundo fala Inglês fluente! Portanto, humildade porque aqui você não tem nenhum diferencial. Todo mundo é tão bom quanto você com anos de experiência, línguas e carisma e isso acaba frustando um pouco.

Vejam bem, eu estou falando sobre emprego na área da cultura. Não posso falar sobre como é arranjar emprego em lojas e etc, porque eu nunca tentei. Quando eu estava fazendo o mestrado, eu não me preocupei em procurar emprego. Me dediquei 100% aos livros e li todos os textos possíveis.  Mas imagino que deva ser relativamente fácil arranjar um part-time job porque tenho muitos amigos que trabalharam em loja ou em um pub e estudaram ao mesmo tempo. Mas dito isto, imagino que isso também afete consideravelmente o seu desempenho no mestrado. Então, pelo valor que a gente paga pra estudar aqui fora, eu diria para realmente vir para estudar, mas eu entendo que cada um sabe onde seu calo aperta.

E é aqui que eu queria falar sobre o trabalho voluntário. Na área da cultura, uma maneira de fazer as pessoas reconhecerem o seu trabalho e fazer contatos é através do trabalho voluntário em museus ou qualquer outra instituição cultural. Aí você deve estar pensando “Ah, mas eu vou trabalhar de graça?”. A resposta é sim, vai. Mas o jeito certo de encarar isso é como um período de aprendizado. Tem que ter humildade e entender que é você quem está chegando. No Brasil, eu tinha 5 anos de experiência na área e me sentia muito confiante, mas foi só começar a entender o mercado de trabalho aqui para eu perceber que eu teria que começar do zero de novo. Desde o início deste ano, eu fiz trabalho voluntário em diversos museus em Londres e essa é sem dúvida uma opção para você adquirir experiência em um organização diferente da qual você está acostumado, entender como os Ingleses se comportam em um ambiente de trabalho e fazer contatos. É claro que todos nós queremos um emprego full-time para pagar nossas contas, mas se você puder se dedicar ao trabalho voluntário em algum museum em Londres é bem provável que, com o passar do tempo, as coisas comecem a acontecer para você. Recentemente, eu fui selecionada em um processo seletivo interno em um museu no qual faço trabalho voluntário desde o ínicio do ano. Eu sempre quis trabalhar lá, então foi realmente uma grande alegria ter sido reconhecida. Demorou e exigiu muita paciência e dedicação, mas aos pouquinhos vou conquistando o meu lugar ao sol.

Além disso, preciso frisar também que muitas pessoas voluntariam em museus e causas porque elas acreditam na mesma e não necessarimente para arranjar um emprego. De qualquer modo, isso também irá contar bastante no currículo. Mesmo com o meu recém-conquistado emprego, eu vou continuar voluntariando em museus e principalmente com as causas que eu acredito que são os programas de inclusão para crianças com necessidades especiais. Aliás, no futuro vou escrever mais sobre isso porque aqui em Londres, eu aprendi muito sobre o assunto através das minhas experiências e o mestrado.

Se tiverem alguma dúvida sobre voluntariado em Londres é só me mandar inbox e/ou email  ou ainda sinal de fumaça que eu respondo!

Leave a comment